quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

10 Idéias de Marketing para Lojas de Roupas e Calçados

Não basta ter um produto de qualidade, uma vitrine bonita e estar localizado no melhor ponto da cidade. É preciso dar a conhecer o seu produto e convidar seus clientes a comprá-lo. Seu produto precisa se tornar um objeto de desejo e sua loja reconhecida pelos seus consumidores. 

Meu nome é Paola de Balzac e sou fotógrafa profissional formada pelo ISLA Laureate Universities em Portugal. Ex-estudante de publicidade, marketing e relações públicas, enquanto fotógrafa sempre tentei ajudar os meus clientes da melhor forma sobre como podem usar a fotografia para divulgar seus produtos. Apaixonada por moda resolvi distribuir algumas dicas especialmente dedicadas ao setor de roupas e calçados.

(Imagem acima: vitrine de uma loja em Paris inspirada em Salvador Dali)


Dica nº 1: Coloque os seus produtos na rede social:


Não basta que os clientes que visitam a sua loja conheçam os seus sapatos ou roupas. Faça com que também outros clientes possam conhecer os seus produtos e tenham interesse em conhecer a sua loja. Hoje a rede social é uma das estratégias mais eficientes – e melhor de tudo: gratuita! – para divulgar os seus produtos. Você coloca a foto na sua página e além de dar a conhecer o seu produto você também faz com que outros compartilhem e assim vai sendo conhecido também por muitos outros públicos. Se a sua loja ainda não tem uma página na rede social, crie logo. Seus potenciais clientes – e mais que clientes: divulgadores da sua marca ou loja – estão todos lá.


Dica nº 2: Exponha cada um dos seus produtos para os seus clientes

Às vezes o comprador vai a uma loja e se depara com dezenas ou centenas ou até mesmo milhares de novos produtos. Nem sempre é possível olhar um por um e conhecer todos ao mesmo tempo. Ou às vezes está distraído ou foi à loja apenas buscando algo específico e nem teve oportunidade de conhecer tantas outras opções que teria. É necessário, por isso, ter fotos “cruas” do produto, fotos onde o seu produto não apareça ao lado de nenhuma imagem que possa distrair a atenção do seu futuro cliente. Sapatos ou acessórios por exemplo, em fundo branco ou preto (fotos estas que também podem ser utilizadas em catálogos, panfletos, banners ou mesmo para a sua loja virtual), costumam ser eficientes para despertar a atenção do seu futuro consumidor. Ao divulgar cada um deles na rede social por exemplo, você está permitindo um olhar com mais tempo e com mais cuidado.

Dica nº 3: Fotos com modelos para suas novas coleções:


O cliente não quer apenas conhecer o produto mas saber como ele vai ficar usando aquele produto. Fotos de modelos – profissionais ou não – utilizando os seus sapatos ou roupas serão uma forma eficaz de mostrar sua nova coleção aos seus clientes. Essas fotos poderão ser utilizadas na sua página Web ou rede social como também em panfletos, books ou catálogos.

Dica nº 4: Mostre fotos da sua loja

O cliente quer saber como é a sua loja por dentro. Explore a decoração como forma de atrair seus clientes e não se esqueça: divulgue essas fotos na rede.

Dica nº 5: Faça as pessoas entrarem na sua loja

Você tem o melhor ponto da cidade. Pense em todas as pessoas que transitam pela sua rua todos os dias. Pense naqueles que passaram pela sua loja mas não entraram. Pense naqueles que até pararam para olhar a vitrine mas que também não entraram. Uma forma de atrair a atenção desses clientes é convidá-los a entrar. É fazer com que saibam o que tem dentro da loja esperando por eles. Uma ideia é criar panfletos para serem distribuídos diretamente na porta da sua loja aos transeuntes da rua. Mesmo que não entrem na loja no mesmo dia, elas poderão levar o panfleto para casa e voltar num outro dia para conhecer melhor. Coloque pessoas bonitas – e mais importante: usando produtos da sua loja! – distribuindo panfletos. Escolha as melhores fotos daquilo que considera ser o que o cliente procura e verá resultados.


Dica nº 6: Promova festas e convide seus clientes


Festas de inauguração, festas de aniversário da loja, desfiles das novas coleções, dias de promoção… Tudo é um bom motivo para convidar seus clientes a visitar a sua loja. E não se esqueça: tire fotos de tudo e mande para a rede social. Por isso é importantíssimo ter uma página na rede social: para estar mais perto dos seus clientes e poder convidá-los para os novos eventos. Outra dica é também criar um cartão de fidelidade e assim conhecer melhor os gostos dos seus clientes. 

Dica nº 7: Faça com que pessoas conhecidas usem os seus produtos

A marca Armani ficou ainda mais conhecida quando suas roupas começaram a ser utilizadas no cinema. Estilistas norte-americanos fazem de tudo para vestir as estrelas do Óscar porque assim sabem que terão publicidade. Ofereça seus produtos a pessoas conhecidas e claro, tenha certeza que terão um fotógrafo para registrá-las nesse dia.


Dica nº 8: Patrocine eventos e mostre seu produto

Lembre-se: todo mundo usa sapato e roupa. Patrocinar certos eventos também é uma ótima ideia e uma forma de mostrar o seu produto para um público maior e mais diversificado (mas claro: nada adianta se não tiver um fotógrafo registrando tudo).

Dica nº 9: Faça com que seus clientes sejam seus melhores vendedores

Ninguém melhor para indicar os seus produtos do que os seus clientes que os compram. A modelo da foto ninguém sabe se usa realmente o seu produto… mas o seu cliente sim! A Dove acertou quando resolveu apostar na publicidade usando pessoas comuns. A marca Chilli Beans resolveu convidar seus clientes a tirar fotos usando os seus óculos e acertou também. Promova um dia de fotos na sua loja! Tenha fotos dos seus clientes experimentando os seus calçados ou roupas e depois usando aquilo que resolveu levar. Utilize essa foto na sua rede social e ofereça a foto de presente para o seu cliente… Ele vai gostar e entender como um mimo… Ele vai gostar de “fazer parte”. Quem gosta realmente de um produto faz questão de fazer propaganda dele.

Dica nº 10: Leve sua loja para a rua

Sua loja não precisa estar apenas entre quatro paredes. Promova ações de marketing ao ar livre e leve seus produtos para serem conhecidos por outros públicos. Faça fotos diferentes e criativas e mostre o que tem de melhor!


Como posso ajudá-los:

Fotos de produtos em fundo preto ou branco: trabalho com um cubo que é uma espécie de “mini-estúdio”. Havendo um pequeno espaço e boa luminosidade posso fazer fotos desse tipo em qualquer local, ou seja, posso inclusive ir à tua loja ou fábrica ou escritório para produzir estas fotos. Isso facilita principalmente quando diz respeito a lojas com grandes volumes de produtos.

Fotos de modelos usando seus produtos: Tanto posso ajudá-los a contratar modelos de alguma agência como também posso contratar modelos não-profissionais e que serão treinados por mim para produzir a melhor fotografia.

Fotos da loja e fotos de eventos: posso ir fotografar a vossa loja e também estou disponível para fotografar os eventos promovidos.

Panfletos: posso tirar as fotos para os panfletos e também produzir os panfletos e já entregá-los prontos. Também posso contratar pessoas que distribuirão esses panfletos na frente da vossa loja.

Produções de moda: tenho parceiria com uma produtora de moda do Rio de Janeiro e também contato com outros profissionais que podem me ajudar numa produção de moda. Sou fotógrafa de luz natural e tenho sempre preferência por fotos ao ar livre com luz diurna.

Rede Social: caso não tenham alguém que vos faça isto, posso criar a vossa página na rede social e tratar de todas as atualizações da página enviando fotos novas e gerenciando curtidas.

Preços:

Os valores dependem do tipo de trabalho e do volume de trabalho. Uma produção de moda que requer a contratação de outros profissionais e modelos pode ter um valor mais alto mas fotos de produtos ou de eventos possuem outro valor dependendo do volume e do tempo. Para saberem os valores por favor enviem um e-mail pedindo orçamento e explicando qual tipo de trabalho pretendem.


Sobre mim:

Meu nome é Paola de Balzac e vivi 13 anos fora do Brasil. Voltei há poucos meses e moro em Matias Barbosa, uma cidade próxima a Juiz de Fora, MG. Já fotografei em cidades como Lisboa, Paris e Dubai. Tirei o curso de especialização em fotografia (moda, retrato, esportes, eventos, produto, fotojornalismo, arquitetura e nu artístico) no ISLA Laureate Universities em Portugal. Também sou maquiadora profissional, o que sempre me ajudou muito para os trabalhos fotográficos de moda. Participei de 3 exposições fotográficas (2 em Lisboa e 1 em Matias Barbosa). Fotografia de moda e fotografia infantil e de família são minhas áreas favoritas. Estou disponível para trabalhos em todo o Brasil e exterior.


Contatos:

paoladebalzac@gmail.com  Telefones: (32) 3273-4155 | (32) 9168-9899
Paoladebalzac.blogspot.com.br
Facebook.com/fotografajuizdefora
Página sobre sapatos: shoephotography.tumblr.com

Sapatos no facebook: facebook.com/shoesphotography

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