terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Como fazer as pessoas ficarem bonitas nas fotos


Beleza até pode ajudar mas não é tudo. Há pessoas que podem até ser bastante bonitas e não conseguirem ficar bem na foto. Isso vai depender do conforto dela. De o fotógrafo conseguir deixá-la confortável. De o fotógrafo se sentir confortável e saber como fazê-la brilhar na foto.

Hoje mesmo comentava no meu facebook: "A COISA MAIS DIFÍCIL QUE ALGUÉM pode me pedir enquanto fotógrafa: que eu fotografe alguém que eu não gosto ou não admiro. Alguém que já gostei e não gosto mais. Alguém que me decepcionou ou me feriu. Fotografia não é um trabalho mecânico. É um trabalho artístico e sentimental. As pessoas nas minhas fotos não saem bonitas apenas porque elas são bonitas (tb) por fora... Elas saem bonitas porque é assim que eu as enxergo naquele momento. Não vou conseguir fotografar a beleza onde eu não vejo beleza. Se eu tivesse que fotografar de novo uma pessoa que hoje não gosto ou que me decepcionou podem ter certeza que hoje eu não conseguiria fazer a pessoa ficar bonita na foto (mesmo se fisicamente ela for bonita). Não posso fotografar alguém por quem eu sinta mágoa ou alguém que tenha me sacaneado. Não consigo. Não é só o constrangimento não. É isso de não conseguir ver a beleza e de consequentemente ser impossível para mim revelá-la. A minha fotografia tem verdade. Eu só fotografo aquilo em que acredito." Um amigo ainda questionou se não seria falta de profissionalismo e se isso não destruiria uma reputação num outro tipo de trabalho mas aí que está: fotografia (ainda mais enquanto fotógrafa freelancer) não é como um trabalho qualquer. Não é mecânico mas artístico. Claro que se eu trabalhasse para alguém não teria como escolher quem fotografo. Mas garanto: seria um trabalho feio ou no máximo mais ou menos e não um trabalho tão bom quanto realizo para aqueles que gosto. É que para o fotógrafo o profissionalismo é manter-se fiel ao seu estilo. E meu estilo é esse: minhas fotos são na sua maioria emocionais e todas manifestam algum sentimento e eu não teria como manifestar sentimentos que não existissem.

Não tem coisa que me mata mais de orgulho do que fotografar as pessoas e revelar a beleza delas. Uma beleza que vai para além da beleza física. Uma beleza que também revela a personalidade delas e aquilo que vai dentro daquele olhar. Não fotografo manequins de vitrine. Fotografo pessoas reais com suas lutas e suas vitórias. Fotografo aquela pessoa que se levanta. Fotografo aquela pessoa que tem algo bonito para mostrar. Algo que inclusive muita gente talvez nem tenha percebido nela.

Daí fico muito contente quando uma pessoa vê uma foto minha e se sente bonita. E sente orgulho de olhar para a sua própria imagem. Em muitos casos nem a pessoa tinha se visto assim antes.

Não estou falando em momento algum de photoshop. O photoshop que utilizo nas minhas fotografias é sempre mínimo. Estou falando de encontrar um enquadramento certo e uma luz específica para aquela pessoa. Algo que revele a luz própria dela.

Mas não fotografo só pessoas conhecidas. Daí a necessidade de criar um bom clima para a pessoa se sentir confortável. Acredito que estes são os passos necessários para fazer uma pessoa ficar bonita na foto:

1) Gostar dela. Se é uma pessoa conhecida é mais fácil mas se for uma pessoa desconhecida é necessário uma prévia conversa para eu conhecer melhor sua história e assim saber como fotografá-la. Eu vou escrever essa história na foto e por isso precisarei de conhecê-la. Caso contrário seria o mesmo que falar de um livro que não li.

2) Olhar dentro do olho. É dentro do olho das pessoas que reside a sua beleza. É como tentar entrar dentro da alma delas. É a alma delas que quero que salte para fora no momento da foto.

3) Observar... observar muito. Observar as feições e expressões. Observar como a pessoa fala e como a pessoa se movimenta. O que a faz sorrir. O que faz com que ela fique com um brilhozinho no olho. Saber o que ela gosta. Como se comporta. Como ela age e reage. O que ela pensa e como vê a vida. Tem gente que fica melhor em certos ângulos do que em outros e eu preciso saber quais ângulos são estes. Tenho como observar quase como quem paquera. Ver pormenores. Reparar nas coisas mais simples e mais delicadas. O meu trabalho não é criar essa beleza mas revelar uma beleza que sempre esteve lá.

Utilizo muito a minha fotografia como uma espécie de aliada para a auto-estima. Já aconteceu por exemplo de fotografar pessoas que nunca tinham sido muito notadas e depois de estas fotos serem publicadas elas serem vistas também com outros olhos pelas outras pessoas. Me sinto como alguém que está promovendo a sua imagem e me agrada estar presente no seu marketing pessoal. Não querendo ser exagerada... mas realmente há coisas que só o fotógrafo vê. E eu me sinto feliz e agradecida a Deus por ter esse dom: de ver as pessoas bonitas. De poder revelar a beleza delas. De poder fazer com que outras pessoas também as vejam como eu vejo. Todo mundo tem defeitos e qualidades mas para enxergar os nossos defeitos já existe muita gente por aí. O que eu quero mostrar é o seu melhor. Mostrar não apenas COMO você é mas sobretudo QUEM você é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário